sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

História do Motocross



O MotoCross, também denominado MX ou MotoX , é uma modalidade de esporte radical, praticada sobre as motos de estilo Enduro. São várias as categorias do Motocross como: Arenacross, Trial e Enduro.
A História do Motocross começou na Inglaterra, no começo do século XX, onde a pacata moda de passear pelo campo andando entre árvores e pelo leito dos riachos, acabou gerando competições acirradas, uma corrida de velocidade em circuito fechado, em terreno acidentado, com buracos, inclinações, curvas e obstáculos dos mais diversos tipos.
Nessa primeira fase, a História do Motocross conta que, as provas eram pontuadas de acordo com o número de faltas cometidas pelos concorrentes em trechos controlados por fiscais. Isso ainda não era motocross.
Insatisfeitos, os ingleses colocaram novas regras: o percurso passou a ser delimitado, transformando-se num circuito fechado e protegido do público, evitando maiores acidentes. Essa nova modalidade foi chamada de scramble.Segundo a História do Motocross, foi só partir de 1920, quando começou a ser conhecido na Holanda e Bélgica, é que o esporte ganhou o nome de motocross.
No início, o cross era praticado com máquinas inglesas derivadas das motos de turismo de série, com motor 4 tempos, que embora modificadas, ainda eram muito pesadas e pouco ágeis. Relata a História do Motocross que foi um piloto inglês quem construiu a primeira motocicleta específica para a modalidade, uma moto esportiva. A primeira competição internacional foi na França, em 1939, mas por muito tempo, o motocross não foi reconhecido internacionalmente como esporte.
Em 1947, na Holanda, foi realizada a primeira prova internacional, com motos de 500 cilindradas, denominada Motocross das Nações.
Os primeiros Campeonatos Mundiais de Motocross das categorias 500cc, 250cc e 125cc, iniciaram-se em 1957, 1962 e 1975 respectivamente.
Na década de 60, os espanhóis, que fabricavam motos das marcas Monteza, Ossa e Bultaco, entre outras, criaram o motor 2 tempos e passaram a dominar o campeonato até o fim da década, época que as fábricas japonesas passaram a fabricar motos de cross.



A partir dos anos 70, os pilotos belgas se destacaram e vêem sendo alguns dos melhores pilotos mundiais até hoje. No começo dos anos 80, as fábricas japonesas passaram a dominar o campeonato de construtores, o que continua acontecendo atualmente.
Cada marca japonesa é diferenciada pelo seu visual colorido. As Hondas são vermelhas, Yamahas azuis, Suzukis amarelas e as Kawasakis verdes.
Apesar das fábricas japonesas, hoje, uma empresa européia é destaque nas competições, a KTM.
Os campeonatos brasileiros de Motocross começaram na década de 70 e possuem, atualmente, as seguintes características: o circuito é de no mínimo 1500 metros, com obstáculos naturais (como subidas e descidas de montanhas, por exemplo) . No gate, podem haver até 40 pilotos que correm em duas baterias de 40 min. Mais uma volta. Esta é uma modalidade de resistência e conjunto.
No Brasil, o Motocross passou por fases gloriosas, com grandes eventos e patrocinadores. Em meados de 1985, a Yamaha importou dois pilotos norte americanos, Rodney Smith e Kenny Keylon, que com suas pilotagens radicais mudaram completamente a prática do esporte, já que os brasileiros tinham um estilo europeu na ”tocada” da moto.
Outros pilotos estrangeiros passaram pelo Campeonato no Brasil, mas Rodney Smith foi uma presença muito forte e marcante, incentivando jovens pilotos com técnicas mais agressivas.
Os Campeonatos patrocinados pelas marcas de cigarros Marlboro e Hollywood, contribuíram muito para a rápida explosão do Motocross no País. No caso do Campeonato Hollywood, as etapas sempre foram bem organizadas, com belas pistas, sempre com gates lotados, inclusive as arquibancadas.
Inicialmente, o campeonato era denominado Hollywood Motocross, com motos nacionais, posteriormente passou a contar com motos importadas, e criou-se então outra categoria, a do campeonato de Supercross.
Do início do esporte até os nossos dias, as motos foram totalmente modificadas, nas suspensões, quadros, motores e outros itens, muito em função da radicalização do esporte, com provas mais agressivas, curtas e obstáculos arrepiantes.



Fonte: http://www.bigbrands.com.br

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